Introdução Alimentar: papinhas salgadas (com 6 meses) Parte 3/3

Boa tarde!

Este é o último post da IA do Caio!!!

*Para  ver post sobre os sucos, clique aqui!

*Para ver post sobre as frutas, clique aqui!

PAPINHA SALGADA

As papinhas salgadas no começo, foram meu desespero. Tinha medo de não conseguir fazer direito, de o Caio não aceitar, de congelar ou não congelar… Foi uma loucura!

Aos 6 meses começamos a IA de fato e para a minha surpresa, foi um sucesso total! Caio comia absolutamente tudo o que eu oferecia e se não comia tudo, deixava quase nada!

img_4106

img_4112

As orientações para fazer as papinhas foram:

  • refogar 1 pedaço de carne com um pouco de óleo de milho (não colocava óleo, só um pouco de água, depois, passei a colocar uma gotinha de azeite)
  • colocar 1 folha: espinafre, almeirão, couve (quanto mais verde melhor)
  • colocar 1 legume da família da batata: batata, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, abóbora, batata doce…
  • colocar 1 legume: abobrinha, berinjela, chuchu, cenoura, vagem, beterraba…

– Depois de refogar a carne, colocar os ingredientes com água e deixar cozinhar até amolecer.

– Temperar com sal, azeite e cebolinha quando for oferecer (nas primeiras papinhas eu não colocava nada e o Caio comia tudo. Depois, passei a colocar um pouquinho de azeite e de vez em nunca, uma pitadinha de sal).

IMG_4111.PNG

Esses potinhos eu usava para congelar as papainhas do almoço e os menores da OXO, as do jantar

A princípio, guardava nos potinhos os legumes sem amassar, só os pedacinhos mesmo. Queria ver qual alimento ele gostava ou não gostava. Não deu muito certo, então passei a amassar separado, mas colocava no mesmo potinho os dois legumes e a verdura bem cortadinha. Também colocava um pouquinho da água do cozimento em cada potinho, para ficar mais molinho.

Eu cozinhava e congelava para a semana inteira (12 papinhas – almoço e jantar). Meu ritual do domingo a noite era fazer as papinhas rsrs e confesso que disso não sinto saudades!

Depois de 1 semana, o jantar foi liberado e eu fazia a mesma coisa, só mudava os dois legumes.

Com 2 meses de introdução alimentar, a carne e o frango foram liberados também! Cozinhava uma semana carne e na outra semana frango, alternando. As verduras eram as mesmas no almoço e jantar, só alterava os legumes: se no almoço tinha cenoura e mandioquinha, no jantar tinha chuchu e batata doce, por exemplo.

Preparava o almoço em uma panela e o jantar em outra. Isso durou até os 9 meses. Com 10 meses ela já comia os legumes em pedacinhos, arroz, feijão, macarrão cabelo de anjo, ovo (primeiro só oferecia 1/4 da clara, depois de 1 mês, foi liberada a gema e oferecer metade do ovo).

IMG_4116.PNG

Eu nunca fui muito de inventar pratos e comidas diferentes. Sempre ofereci o que era orientado. Aqui não teve sufle de nada, risoto ou outro prato elaborado. Confesso que acho muito bacana as mamães que tem conhecimento e criatividade para fazer e oferecer comidinhas diferentes para o filho. Mesmo eu fazendo sempre o básico, o Caio comia muito bem diferentes tipos de alimentos e isso já bastava.

Com 1 ano, introduzimos a comida da casa. Mudei alguns temperos e passei a utilizar sal rosa nas nossas refeições (tem inúmeros benefícios, além de menos sódio e fácil absorção pelo organismo). Agora ele está com 1 ano e 9 meses e não está mais comendo tão bem como antes. No jantar, as vezes come apenas algumas colheradas, mas no almoço come melhor, geralmente, quase tudo.

IMG_4124.PNG

Para facilitar meu dia-a-dia, já que marido e eu não jantamos, passei a comprar marmitinhas que podem ser congeladas e descongeladas no microondas. No dia que faço almoço, congelo 2 ou 3 porções para o Caio, assim, ele sempre tem comidinha caseira para o jantar e para os finais de semana. Isso facilita e muito a minha vida, porque o Caio almoça na escola e como não temos o costume de jantar, congelando a comida do almoço, eu garanto o jantar dele todos os dias!

IMG_4118.PNG

Bom, chegamos ao fim dos posts sobre a IA do Caio! Se tiverem alguma dúvida, só perguntar que eu respondo!

Beijos,

Thais ^.^

Deixe um comentário

