Lancheira equilibrada

Bom dia!

Com a volta as aulas, volta o preparo da lancheira.

Ano passado sofri bastante, foi o primeiro ano do Caio na escola e eu não tinha muitas ideias de lanches e quase sempre enviava o mesmo. Coisas de mamãe de primeira viagem.

Mas decidi que precisava mudar, proporcionar um lanche mais diversificado e saboroso para o Caio, afinal, ele faz muitas atividades na escola e eu quero que a hora do lanche seja um outro momento de prazer, que ele veja que a mamãe preparou um lanchinho delicioso pensando apenas nele ❤

img_3190

Tem duas semanas que iniciaram as aulas e tem duas semanas que estou me programando semanalmente para preparar a lancheira do Caio. E não é que deu certo? E tudo o que dá certo, acho legal compartilhar com vocês.

Fiz uma tabela contendo nomes de frutas, coisinhas salgadas, coisinhas doces e bebidas e no sábado eu sento uns 5 ou 10 minutinhos e preparo o lanche da semana inteira! Eu me organizei até melhor na hora das compras, sabe? Eu comprava um monte de frutas e muitas iam pro lixo. Agora, eu compro as frutas que vou usar pra preparar a lancheira e mais algumas para comer em casa. Economizei e não desperdicei 🙂

img_3346

Já ouvi nutricionistas dizerem que os lanches da manhã e da tarde devem conter:

  • 1 fruta
  • 1 derivado de leite
  • 1 carboidrato

Mas já ouvi um nutricionista dizer que não tem necessidade do carbo… Enfim, eu envio sim, só o derivado de leite que não envio todos os dias, pois o Caio toma leite na escola as 17h.

img_3375

Vamos ao que interessa, segue a planilha:

Lanche do Caio  
Fruta Doce Salgado Bebida
Banana Bolacha de Maisena Pão de Queijo Suco de Melão
Maçã Bolacha Passatempo Polvilho Suco de Melancia
Cereja Bolacha Belvita Bolacha de Água e Sal Suco de Maracujá
Pitaya Sequilho Bolacha Integral Suco de Manga
Mamão Bolo de Chocolate Bisnaguinha com… Suco de Morango com Leite
Tangerina Bolo de Iogurte Queijo Branco Suco de Goiaba
Kiwi Biscoito caseiro Castanhas Suco de Acerola
Pera Uva passa Lanchinho… Água de Coco
Morango Bolo de Massa Bolacha de Arroz Iogurte
Uva Cookies Cenourinha Yakult
Melancia   Pão Francês com… Suco de Caixinha
Melão   Ovo de Cordorna Suco de Abacaxi
Manga   Pastel Assado Suco Integral
Goiaba   Pão de Mandioquinha com… Purê de Frutas
Pêssego   Pão de Leite com…
Ameixa   Milho Cozido
Carambola Pão de Cenoura com…
Framboesa Pão de Forma com…
Amora Pão Integral com…
Abacaxi
 
 
Complemento dos pães:
Queijo Branco
Queijo Mussarela
Patê de atum com alface
Ricota
Requeijão
Ricota com cenoura ralada, alface e tomate
Alface, requeijão, tomate e queijo
Requeijão, cenoura ralada, tomate e queijo
Ricota, cenoura ralada e queijo

 

Não ficou muito boa a planilha aqui, mas no link abaixo, vocês conseguem visualizar melhor ⇓

lanche

img_3464

É isso… Eu olho a planilha e escolho os lanchinhos da semana. Já que a minha lista da semana que vem está pronta, vou compartilhar com vocês:

Segunda:

  • Fruta: manga
  • Doce: sequilho
  • Salgado: pão de queijo
  • Bebida: suco natural de maracujá

Terça:

  • Fruta: Kiwi
  • Doce: bolacha rosquinha de coco
  • Salgado: queijo branco
  • Bebida: suco natural de maçã

Quarta:

  • Fruta: pessego
  • Doce: bolacha de maisena
  • Salgado: ovo de codorna
  • Bebida: suco natural de melão

Quinta:

  • Fruta: banana
  • Doce: bolinho caseiro de iogurte
  • Salgado: biscoito de polvilho
  • Bebida: suco de acerola

Sexta:

  • Fruta: framboesa (para a turma)
  • Doce: uva passa
  • Salgado: pão de forma com queijo branco
  • Bebida: suco natural de manga

img_3405

Espero ter ajudado! E me deem outras dicas do que complementar na tabela 🙂 Pode ser aqui no insta @mamaenaescola

Beijos,

Thais ^.^

8 comentários sobre “Lancheira equilibrada

  1. hellow ….eu corri pra ver essa planilha da semana. Eu sou a mamae do benicio de 1 ano e 7 meses. Ele comecou em janeiro a estudar na creche( sim….pra quebrar o meu coracao teve que ser integral) Mas a verdade que tudo ta sendo um pouco novo tanto pra mim quanto pra ele. Mas o fato é que vivo buscando por outras MAMÂES UM JEITO DE FACILITAR A MINHA VIDA E PRINCIPALMENTE A DELE. Logo muito obrigada pelas dicas.

    Curtir

Deixe um comentário

